Envie sua mensagem pelo WhatsApp (84) 9 9235 7898

Webrádio Cafezuando

Eita, Brasil: Todynho e Cariúcha ganham mídia falando do SUS

Eis que o Sistema Único de Saúde ganha espaço, nas redes sociais, com opiniões das tais “Jojo Todynho” e “Cariúcha”. Uma defende, outra acusa, sei lá!A direita e a esquerda contaminando tudo e quase todos.

Fato é que o SUS, teoricamente, é maravilhoso, bem planejado e bem que poderia servir de exemplo ao mundo. Mas, como qualquer serviço público brasileiro, sofre com a falta de estrutura e o atendimento eficiente, na plenitude, está longe de acontecer.

O SUS só seria completamente satisfatório, se todos os políticos – de vereadores e a presidente da República –  os ministros do STF, do STJ, do governo federal e os principais líderes das igrejas católicas e evangélicas fossem obrigados a utilizá-lo. Entretanto, o que vemos, frequentemente, são pessoas miseráveis, desempregados, trabalhadores com baixos salários e tantos semelhantes sendo massacrados, humilhados, expostos ao ridículo, nas mesmas redes sociais que endeusam criaturas que só têm, em tantas ocasiões, corpos e falas desconexas para exibir.

Raros os casos em que o SUS atende algum figurão! Nas urgências e emergências, até pode acontecer, mas logo ocorre a transferência para alguma unidade particular, cercada de luxos e mimos, geralmente financiados pelo dinheiro público.

Os servidores do SUS, com raríssimas exceções, são comprometidos, competentes, resilientes, honestos. O que mancha o Sistema é a ausência de bom senso da classe política, que não tem o mínimo interesse que o povo tenha atendimento de qualidade nos serviços públicos aos quais têm direito e paga muito caro por isso, por meio dos impostos.

João Ricardo Correia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *